terça-feira, 5 de março de 2019

Trocando as Bolas (1983)

Louis Winthorpe (Dan Aykroyd) é um empresário que trabalha para corretora de mercadorias Duke e Duke, propriedade dos irmãos Mortimer (Don Ameche) e Randolph Duke (Ralph Bellamy). Ao discutir sobre assuntos triviais, eles querem concluir  se o ambiente, ou a hereditariedade de uma pessoa, pode determinar o sucesso de sua própria vida. Quando Louis esbarra em Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), um traficante de rua, que assume que está tentando roubá-lo, Louis o prende. Ao ver como os dois homens são diferentes, os irmãos Duke tramam um plano, e decidem fazer uma aposta de troca de papéis.  O riquinho Loius suportaria perder/trocar seu emprego, sua casa e seus amigos, para o malandro Valentine? Quando se trata de grandes filmes cômicos, ninguém se lembra da mágica entre Murphy e Aykroyd neste clássico. 


No início dos anos 80, Eddie Murphy era considerado o mais engraçado comediante negro, ao lado de Richard Pryor. Dan Aykroyd e Murphy foram integrantes do Saturday Night Live, e logo depois, já estavam prontos para fazer sua carreira em filmes. Essa produção é um exemplo de uma comédia perfeita. É engraçada sim, mas há muito mais. Com sua história, representação, enredos políticos, raciais e econômicos, aumentam sua grandeza. 


Uma das melhores produções cômicas da década de 1980, ela se destaca por trazer um ainda jovem Eddie Murphy, bem como uma bela performance de Aykroyd, como um ator de caráter. Apesar de ter um tom político por aqui, ainda é um bom filme familiar, se você é esse tipo de família, é claro. 


Ainda temos no elenco James Belushi e Jamie Lee Curtis, entre outros. Essa produção foi figurinha fácil, por muitos anos, na sessão da tarde global, e ainda traz boas recordações. Nota 9.

Direção de John Landis.

Um comentário: