sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Uma professora muito especial (1981)

E para comemorar a centésima publicação do blog, temos talvez, o maior clássico do gênero.........PRIVATE LESSONS. Comédia erótica juvenil, e primeiro filme da trilogia PRIVATE (os outros dois são: ESCOLA MUITO ESPECIAL PARA GAROTAS e FÉRIAS DO BARULHO). Phillip Filmore (Eric Brown) é um garoto ingênuo de 15 anos, interessado em garotas, que se apaixona por sua jovem empregada francesa Nicole Mallow (a atriz holandesa Sylvia Kristel, musa de filmes eróticos como EMMANUELLE, e que infelizmente faleceu em 2012), designada para cuidar dele, quando seu pai estiver fora da cidade durante o verão. 


Mas Lester Lewis (o grande ator Howard Hesseman), o motorista inescrupuloso, contrata Nicole, para um plano macabro, onde a babá fingirá sua própria morte (colocando a culpa em Philip), em um esquema de chantagem (Lester pede dinheiro a Philip, em troca de ajuda no desaparecimento do falso cadáver), destinado a roubar o fundo financeiro do garoto. Embora o assunto seja realmente sério, muitos momentos no filme são hilários. O ator Patrick Piccininni (infelizmente abandonou o cinema, e desapareceu da mídia) está impagável, como o melhor amigo gordinho de Phillip. 


Eric Brown é ainda melhor como Phillip, que não sabe ao certo como responder ao assédio de sua governanta atraente. "PRIVATE LESSONS", é mais do que apenas, uma versão invertida de "Lolita" - e bem mais divertido de assistir. No entanto, ele se junta a uma série de filmes adolescentes previsíveis, com a temática "garoto e professora/governanta sexy", como em "Minha professora de francês". O que eu mais gosto nessa produção, porém, é que ela não tem o ar pesado, do julgamento moral alheio. Os personagens são retratados, como donos de suas próprias vontades, o que é extremamente saudável.


Vale a pena pesquisar por esse excelente, embora envelhecido filme, em alguma loja de Dvds (se é, que elas ainda existem). Definitivamente, não é uma obra de alto nível, mas essa história do relacionamento sério, de um jovem de 15 anos, com sua sexy governanta francesa, foi um grande êxito na época de seu lançamento. Nota 8,5.

Direção de Alan Myerson.

3 comentários:

  1. Esse filme é bom...mas na época era vendido como softcore. ..o que está longe de ser na realidade....

    ResponderExcluir
  2. Quanta falta nos faz a Silvya Kristel....não é mesmo....

    ResponderExcluir
  3. Quanta responsabilidade em cima desse personagem hein...mesmo assim ele deu conta do recado...deveria servir de exemplo para essa nova geração.

    ResponderExcluir