terça-feira, 26 de março de 2019

Jamaica abaixo de zero (1993)

Baseado em fatos reais. Quatro jamaicanos: Derice, Sanka, Yul e Junior (Leon; Doug E. Doug; Rawle D. Lewis; Malik Yoba) formam a primeira equipe jamaicana da história, de Bobsled (Trenó no gelo), para competir nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, de 1988. Eles pedem a ajuda a Irv, um decadente ex-vencedor de ouro olímpico (John Candy, brilhante e falecido ator cômico, que dispensa apresentações), para treiná-los com seriedade. No entanto, quando chegam ao Canadá, são tratados como estranhos pelas outras equipes, que temem que eles acabem sendo uma vergonha para o esporte. 


Quem não se lembra de assistir a esse filme na infância? É um daqueles filmes que parecem tolos, ou bregas, mas de alguma forma não merece esse rótulo. Os personagens são engraçados e carismáticos.  John Candy equilibra o lado negativo de seu personagem, junto com o lado inspirador, de forma muito convincente. Doug E Doug (que também esteve muito bem em ALUNOS MUITO LOUCOS) possui alguns diálogos hilários. O enredo faz com que torçamos para o time (com suas enormes dificuldades logísticas), como se fosse uma final de campeonato. 


O diretor fez bem em não se concentrar no aspecto racial apenas (a questão do preconceito fica clara, mas não impede a participação da valente equipe!), e foca bastante na capacidade individual dos garotos (o que também serve como lição de superação, para cada um de nós). Obviamente, você não pode esperar nenhuma atuação brilhante por aqui, mas temos o necessário para uma excelente comédia: John Candy, mais quatro jamaicanos em um trenó de gelo. Nota 9,5.


Direção de Jon Turteltaub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário