sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Popeye (1980)

O marinheiro Popeye (Robin Williams) chega em uma cidade à beira-mar chamada Sweethaven. Lá ele conhece Dudu (Paul Dooley), um homem amante de hambúrguer; Olivia Palito (Shelley Duvall), o futuro amor de sua vida; e Brutus (Paul L. Smith - uma espécie de sósia de Bud Spencer), um enorme e malvado pirata, que está disposto a destruir Sweethaven. Popeye também descobre seu Pai, há muito tempo perdido no meio de tudo. Então, com seus novos amigos, Popeye sai para enfrentar Brutus, usando o poder do sagrado espinafre. Essa é aquela típica produção naturalmente tosca e sem muito nexo. Deve ser desfrutada, assim mesmo. Como Popeye, é o que é. E para muitos, uma obra prima. 


Este foi o primeiro papel "sério" de Robin Williams, e ele trouxe muita humanidade e emoção para esse personagem, por isso se tornou um grande astro. Shelly Duval (O ILUMINADO - infelizmente se afastou do cinema, para tratar problemas psiquiátricos) nasceu para interpretar Olivia, e não desperdiçou a chance de interpretar esse grande personagem. 


E em um papel menor, também temos Bill Irwin como Ham, um ex-namorado trapalhão. A trilha sonora de Harry Nilssons, é perfeita e suas canções ajudam a esboçar os motivos e emoções dos personagens ("He Needs Me", cantado por Duvall, é uma delas). Uma produção datada e minimalista, mas bem carismática. 


A verdadeira estrela do show, no entanto, é a atmosfera que o diretor evoca, trazendo para as telas, uma das melhores e mais simples, histórias em quadrinhos do mundo. Nota 9.

Direção de Robert Altman.

2 comentários:

  1. Esse filme tinha tudo para ser ruim...mas no fim, até que ele é bem simpático.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme ficou esquecido por muito tempo...deveriam relança- lo em blue Ray, dvd.

    ResponderExcluir