sexta-feira, 2 de julho de 2021

O Balconista (1994)

CLERKS. Comédia norte-americana. Estrelada por Brian O'Halloran como Dante Hicks, e Jeff Anderson como Randal Graves. O filme mostra um dia na vida de dois balconistas tolos e atrapalhados. Clerks foi o primeiro filme no estilo "View Askewniverse" (é um universo ficcional criado pelo escritor/diretor Kevin Smith , apresentado em vários filmes, quadrinhos e série de televisão), introduzindo vários personagens e locações, que dariam base para os próximos filmes.  Dante é o balconista no Quick Stop, uma loja de conveniência em New Jersey. No seu dia de folga, ele é chamado para substituir o posto de seu colega, que alega estar doente. Depois de discutir, ele acaba concordando, sob a promessa de ser liberado ao meio-dia, para seu jogo de hóquei. 

Quando ele chega, se depara com vários problemas. Os portões externos não abrem, porque alguém colocou goma de mascar nas fechaduras. Ele é obrigado a escrever "Eu te asseguro, nós estamos abertos", com graxa de sapato em uma folha, e  colocar na frente da loja. Logo depois, um homem entra na loja para comprar café e recomenda que um cliente compre chiclete no lugar de tabaco, após lhe mostrar um pulmão cheio de nicotina. 

Ao mesmo tempo, uma multidão se forma a redor de Dante, acusando-o de estar "vendendo a morte". Depois de Dante ser atacado com cigarros, sua namorada Veronica Loughran (Marilyn Ghigliotti) entra, agindo rapidamente, disparando um extintor de incêndio na multidão. Entre os personagens do filme, estão Jay (Jason Mewes) e Bob Calado (Kevin Smith), que são os verdadeiros astros do filme, apesar de não serem os protagonistas. 

Eles vendem "erva" em frente à loja, onde toda a ação ocorre. Apesar de ser classificado como comédia, O BALCONISTA está longe de ser engraçado, é um filme "referência", onde a graça está toda em comentários sobre STAR WARS ou jogos de Hoquéi. Merece respeito por ser "quase" independente, e trazer um suposto humor inteligente, diferente das produções toscas dos anos 90. Nota 6,5.

Direção de Kevin Smith.