terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Um Princípie em Nova Iorque (1988)


Coming to America. Estrelando dois astros do humor americano: Eddie Murphy e Arsenio Hall. É o 21º aniversário do príncipe africano (Murphy) de Zamunda, e ele deve se casar com uma mulher que nunca viu antes. Agora, o herdeiro do trono rompe com a tradição e viaja para o Estados Unidos, em busca do amor de sua vida. Talvez o maior êxito na carreira de Murphy, o filme apresenta muitas cenas e personagens hilariantes, especialmente um grupo de idosos obcecados por boxe, que passam seus dias discutindo com um dono de uma barbearia. 


Murphy e Hall, demonstram seus níveis de versatilidade, ao se submeterem a uma maquiagem pesada, e interpretar vários papéis diferentes. A presença de Arsenio Hall (outro gênio cômico, e que possuía seu próprio programa na TV americana) como o segundo protagonista, é responsável pelo sucesso, já que ele literalmente supera todos os outros atores, criando a dupla perfeita de quadrinhos, que esse tipo de história precisa. 


Ainda temos no elenco: James Earl Jones, Madge Sinclair, Shari Headley, John Amos, Eriq La Salle, Louie Anderson etc., todos escolhidos a dedo, para dar suporte a Eddie, razão pela qual, Murphy é um dos atores mais engraçados da história recente de Hollywood. Como uma comédia-romance (e não uma comédia romântica) o filme tem algumas situações previsíveis, mas oferece o que é esperado: humor, um final feliz (?), e muitas cenas de sucesso, que podem ser assistidas, independentemente de seu contexto. 


Uma ótima produção para se ver, e re-assistir; seu status clássico não pode ser negado, mesmo após 30 anos depois de seu lançamento, a imagem de Murphy como o Velho Judeu, e Arsenio Hall como mulher, será para sempre associada aos anos 80, uma década em que os filmes eram feitos apenas por diversão, e apenas para diversão. Nota 10.

Direção de John Landis.