quarta-feira, 28 de novembro de 2018

ALF, O E.Teimoso (1986)

Seriado de grande êxito da década de 80. Os Tanners são uma típica família americana de classe média. Um dia, eles descobrem um ilustre visitante. Ele é pequeno, peludo e bem sarcástico. É um alienígena vindo do planeta Melmac. Sem saber o que fazer, eles o nomeiam ALF (Alien Life Form). Alf logo decide que, por mais que sinta falta do seu planeta, há muito o que se explorar na Terra: os Tanners estão dispostos a fazer qualquer coisa para ficar com ele, desde que permaneça na casa de forma discreta. 



Ah, sim, os Tanners também têm um gato, que parece bastante saboroso para o sacana ALF. O elenco era bem entrosado, formado por Paul Fusco (ALF), Max Wright (Willie, o pai), a belíssima Anne Schedeen (Kate, a mãe), e os filhos Benji Gregory (Brian) e Andrea Elson (Lynn). Ao longo da série houve muitas participações especiais, como a dos atores Richard Sanders, Tara Karsian, Bunny Summers e Casey Kasem - todos sempre tiveram um bom desempenho. 



O design da produção era espetacular, os figurinos eram bem desenhados e o enredo sempre alinhado. Apesar do alienígena ter uma identificação bem forte com as crianças (teve uma linha de brinquedos lançada, inspirada nele), o humor de ALF era mais adulto, carregado de fortes doses de ironia, sarcasmo e sacanagem. Mesmo tendo sido criado em 1986, até hoje é exibido na TV aberta americana, bem como no Brasil, no canal a cabo TCM. 



Na época do auge, era transmitido pela rede globo, no fim dos anos 80 e começo dos 90. Apesar de datado, o seriado sempre será lembrado pela sua originalidade e excelente humor. Nota 10.

Direção de Nick Havinga e outros.

domingo, 4 de novembro de 2018

A última festa de solteiro (1984)

Lendária comédia estrelada por Tom Hanks em começo de carreira. Rick Gassko (Hanks) está prestes a se casar com Debbie Thompson (a musa Tawny Kitaen). Seus sogros e o antigo namorado de Debbie, odeiam ele. Todos eles têm dinheiro, enquanto Rick não passa de um motorista de ônibus escolar católico. Seus colegas decidem dar a ele, a maior despedida de solteiro de todas as já realizadas, em um hotel caro, com direito a bebidas, filmes adultos e prostitutas. Seu grupo de amigos consiste em um bando bem eclético, com playboys, alcoólatras, viciados em sexo etc. Entre eles, se destaca o fanfarrão Riko, interpretado pelo ator Michael Dudikoff (estrela da série "American Ninja" e de outros filmes de ação de baixo orçamento). 


Esta é uma daquelas típicas comédias dos anos 80, que trazem muitos tipos de humor adolescente, nudez e piadas sexuais. Dá para chamá-la de clássica, e dizer que cumpre o seu propósito de entretenimento. Essa produção apresenta dezenas de personagens bobos e exagerados, que são a principal razão pela qual é tão divertida de se assistir. Ela traz Hanks em um papel cômico e na verdade, é uma pena que ele não faça mais filmes como este, já que certamente era muito talentoso nisso. 


O filme também tenta apresentar alguns elementos mais sérios, que se concentram no sentido de "ser casado". Não que isso atrapalhe, mas é claro que também distrai um pouco sobre o objetivo dele; ser uma comédia simples e imatura. Além disso há muito pouca história de fato, demonstrando mais a estrutura irresponsável de uma despedida de solteiro. 


É uma produção divertida e simplista, e claro que você acaba se entretendo com ela, não importando o quão ruim e brega seja em algumas cenas (como a participação de um jumento na festa; ou o caso amoroso de um de seus amigos com um travesti). Boa parte dos momentos cômicos são simplesmente ótimos. Uma verdadeira comédia estilosa dos anos 80, estrelada por um jovem e talentoso Tom Hanks. Nota 10.

Direção de Neal Israel.